Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Segundo Bannister (1991) e Sandler (2003) a Spina Bífida pode apresentar-se sob várias formas, oculta (fechada), meningocelo e mielomeningocelo (quística ou aberta) (MALHEIRO, 2005).

tubo neural/SB ocultaSpina Bífida Oculta

 A Spina bifida Oculta resulta de um incompleto encerramento do tubo neural por volta do 20º dia de gestação. Não existem sinais ou sintomas evidentes na spina bifida oculta, no entanto pode apresentar no final da coluna vertebral uma depressão (covinha), um tufo de pêlos ou uma mancha vermelha. Um individuo com Spina Bifida oculta pode não ter qualquer problema e provavelmente nunca vir a saber da sua condição, excepto se fizer um RX de coluna. Habitualmente as ecografias pré-natais não detectam este tipo de Spina Bifida (Cochrane et al. 2008).

meningoceloMeningocelo

Esta malformação é localizada tanto ao nivel anterior ou posterior da coluna vertebral. O meningocelo posterior é caracterizado por um saco feito pela dura mater e LCR. Os locais mais comuns são na região lombar e sagrada (Sav, 2008).

Mielomeningocelo

Normalmente o termo SB ou mielomeningocelo são reservados para uma forma quística, em que há uma protusão externa em forma de saco, onde estão contidas as meninges, medula e raízes espinhais ou cauda equina (Bannister, 1991; Sandler, 2003).
Mielomeningocelo (MMC) resulta de uma falha no encerramento do tubo neural entre 0 20º e o 26º dia de gestação.