Questões frequentes
O meu bebé precisa de usar algum tipo de roupa especial?
O seu bebé não vai necessitar de usar qualquer roupa especial, mas é aconselhável a utilização de Babygrows ou pijamas que apertem à frente ou atrás, ao invés de serem vestidos pela cabeça, porque estes últimos serão muito difíceis de você conseguir vestir principalmente no período após a cirurgia.
Os enfermeiros irão ajudá-lo com o cuidado ao seu bebé, até que se sinta mais confortável e realmente preparado para lidar com estas especificidades a que deve estar atento.
Poderei amamentar o meu bebé?
Sim, a enfermeira irá tomar providências para ajudá-la nesse aspecto. Se o seu bebé, por motivos de intervenção cirúrgica necessitar de ser transferido para um hospital pediátrico e para o serviço de Neonatologia onde, regra geral, os pais não podem acompanhar os filhos durante a noite, a mãe pode extrair o leite através de bomba eléctrica ou manual que, correctamente armazenado e conservado poderá ser usado para alimentar o seu bebé por via oral por biberão.Os nutrientes no leite materno são de grande importância para o recém-nascido, principalmente para o seu bebé, porque o ajuda a fortalecer o sistema imunitário e acelera a cicatrização das feridas operatórias.
E se eu não for capaz de me vincular ao meu bebé?
Este é um medo real para alguns pais, quando um diagnóstico de Spina Bífida e/ou Hidrocefalia é realizado. Como sabe, perante a confrontação com uma realidade diferente da idealizada, muitas reacções são naturais por parte dos pais. Mas em grande parte, as emoções negativas que experiência têm na sua base um sentimento de descontrolo e medo do desconhecido. As enfermeiras vão ajudá-la neste período para que você seja capaz de cuidar do seu bebé e atender às suas necessidades melhor do que ninguém.
A vinculação nem sempre é automática, podendo passar por um processo de amadurecimento da relação com o seu filho que se desenvolverá ao longo do tempo. Enquanto pais, vocês vão aperceber-se que, naturalmente que o vosso bebé vos dará momentos de grande felicidade, motivos de enorme orgulho e um sentimento de realização associado ao papel parental
Tenham certeza de que quando a vinculação se estabelecer vão amar o vosso bebé de forma incondicional e criarão um laço que durará toda a vida.
Como explicarei a Spina Bífida aos meus outros filhos?
Seja honesto com o (s) seu (s) filho (s), e dê uma explicação apropriada ao seu nível de competência e entendimento. Forneça as informações que eles precisem de saber e dê espaço para que exponha(m) as suas dúvidas sempre que necessitarem. Pode ser útil envolver o (s) irmão (s) mais velho (s) nos cuidados ao bebé, mas é também importante reservar o tempo e espaço para que possam estar sozinhos para se conhecerem e se gostarem, fortalecendo os laços da relação fraterna.
Você terá que passar algum tempo longe da casa e da família, principalmente para efeitos de consultas e procedimentos clínicos frequentes e deve certificar-se que a rotina do (s) seu (s) outro (s) filho (s) seja mantida o mais próximo do normal. É importante que eles tenham alguém pessoa significativa/familiar com quem fiquem nesses momentos em que tem necessidade de se ausentar. É também necessário os pais arranjem formas de passar tempo de qualidade com o (s) irmão (s), uma vez que, a determinada altura, eles poderão sentir ciúmes da atenção que o bebé recebe.